Histórias de Moradores do Bairro Tatuapé

Esta página em parceria com o Museu da Pessoa é dedicada a compartilhar histórias e depoimentos dos Moradores do bairro.


História do Morador: Jefferson de Mello
Local: São Paulo
Ano: 05/12/2012

Vídeo: Tatuapé da infância

História

Esse bairro que eu falei, que na época eu estava morando é o Tatuapé, eu posso dizer que foi a fase da minha infância em que eu mais me diverti porque quando eu mudei pra Vila Formosa eu já entrei naquele ritmo de ter que trabalhar, então eu senti muito essa mudança porque eu tinha um circulo de amizade com crianças, era uma coisa sadia; aí eu saí dali com seis pra sete anos, então as casas eram casas simples, era um bairro simples, o Tatuapé hoje é um lugar muito grande, mas ali na época seria uma periferia, São Paulo foi crescendo e a periferia foi se afastando.

Era um bairro simples, onde eu morava não tinha violência, mas como todo local a gente sabia onde eram os locais onde a violência imperava, então a gente já evitava: “Não pode ir a tal local porque ali tem problema” e naquele circulo em que as casas eram muito simples, então tinham as casas, sempre tinha um terreno, alguma coisa, hoje já são tudo casas, aí sempre forma aquele campinho, aquela coisa que é natural da periferia, você forma um campo de futebol, aquela coisa, então era muito agradável e eu tinha o meu circulo de amizade das crianças da minha idade, o meu outro irmão, o do meio, tinha o circulo de amizade dele porque o meu irmão do meio é quatro anos mais velho do que eu e no final das contas todo mundo brincava.

A gente brincava e ali perto da minha casa tinha uma coisa que eu acho que não tem mais hoje que é o tal dos parques infantis, então a minha mãe colocou a gente, eu fiquei mais tempo, a gente ia lá quando criança, tinha o uniforme e na época eram os chamados parques infantis. Hoje é a pré-escola, a criança já entra na pré-escola e já vai pra escola, na época tinham os parques, lá não tinha continuidade, você saía do parque aí você ia pra escola né?!

Então, lá perto da minha casa tinham esses parques que eu freqüentei, eu não sei dizer hoje quanto tempo eu fiquei no parque, eram mais brincadeiras, recreações né?! Era um parque, eu creio que municipal, não era pago, então eu fiquei um tempo nesse parque que era perto da minha casa e brinquei bastante, então era uma região que existe, até hoje as casas não mudaram muito, a casa que eu morei ela não existe mais, mas a maioria das casas da minha época, na rua que eu morei ainda está lá.




Sobre o EncontraTatuapé
Fale com EncontraTatuapé
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Tatuapé no Facebook siga o Encontra Tatuapé no Twitter Encontra Tatuapé no Google+


Termos EncontraTatuapé | Privacidade EncontraTatuapé